quinta-feira, 23 de setembro de 2010

30 ANOS SEM JOHN BONHAM


HOMENAGEM AO MESTRE

John Henry Bonham ou "Bonzo", como era chamado pelos amigos, nasceu  em Bromwich Staffordshire, Inglaterra, em 31/05/1948.

Parecia que Bonham estava destinado a ser o melhor baterista que o mundo viu desde o dia em que nasceu. Quando era muito pequeno costumava bater nos tacos da cozinha da sua mãe até os 15 anos, quando ganhou sua primeira bateria.

Quando ele deixou a escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambições foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos.

E como Robert se inexpressivas bandas amadoras, ate se tornar baterista de uma banda profissional chamada Crawling King Snakes, "Bonzo", e Plant se separaram indo tocar em bandas diferentes ate se encontrarem no Band of Joy.
Assim foi ate 1968, mas Bonham somente foi ganhar dinheiro, quando se juntou com Tim Rose acompanhando-o por uma turnê.
Quando Page viu se em dificuldade para encontrar o baterista ideal e disponível para formar o futuro Led Zeppelin Plant sugeriu seu nome e "Bonzo" encaixou se como uma luva, tornou se o baterista mais cultivado do rock, pelo expressivo vigor, e pelo empenho como atacava seu instrumento. Tornaram se lendários seus longos solos quando entrou para o Led Zeppelin em 1968. Tocava clássicos como Moby Dick(Led Zeppelin II) e Bonzo Mountreux(CODA).
Ele tinha o título de Animal dos Couros, pela forma que atacava a bateria com as mãos nuas, fazia um som destruidor. Na opnião de muitos foi o melhor baterista do mundo até sua morte em 1980.
Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo. Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos.

Bonham foi vítima de um coma alcoólico, às vésperas de uma nova excursão aos EUA, determinou o fim da carreira da banda, pois, de várias maneiras, no som e na imagem do Zeppelin, John Bonham era mesmo insubstituível.

Em 24 / Set / 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de 40 doses de vodka.
Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama.


Benji LeFevre encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte.
Apesar do alarde feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito.


Faz 30 anos da morte do mestre que se estivesse vivo, estaria hoje com 62 anos.


Esta foi uma singela homenagem ao maior e melhor baterista de todos os tempos, outros grandes bateras apareceram depois dele, mas nenhum conseguiu ou conseguirá ser melhor do que John Bonham.

Um comentário:

  1. Grande cara! John Bonham, enquanto batera...

    Puta cara! Marquinhos batera, enquanto pessoa... também batera.

    ResponderExcluir